Zombies: Da Infecção a Ressurreição

Zombies: Da Infecção a Ressurreição


  •    Zombies da infecção a ressurreição.



Pois bem, há muito tempo estamos nos perguntando, como surgiram os Zombies no mundo The Walking Dead? Vendo isso como uma discussão interessante, andei fazendo umas pesquisas em relação ao corpo humano e como funciona um zumbi, veja bem estou postando hipóteses com base em uma ficção, ou seja, tudo que eu analisei e criei como tese também é fictício.

  • Infecção:



Como começou esse apocalipse? Quem foi o paciente zero e o que causou tal “doença”?
Acho que podemos comparar o que acontece em TWD com o vírus da raiva que é transmitida através da saliva passado através da mordida ou por arranhões dos animais, mas ai vem um fato, como todos do grupo do Rick estão infectados se não foram mordidos ou arranhados? É provável que o vírus se propague pelo ar também, e pode se alojar em nosso corpo pro resto da vida sem os sintomas, ativando apenas após a morte do corpo humano, sendo assim a mordida de um zombie além de transmitir a infecção serve para causar a morte do individuo.

  • Vírus:





Pois bem, como vimos no episódio 06 da 1ª temporada o Dr. Jenner mostra o que acontece quando um paciente infectado morre, sendo divido em duas fases sendo elas:

- Primeiro Evento:
O vírus invade o cérebro como uma meningite, as glândulas adrenais tem hemorragia, o cérebro entra em colapso e depois os órgãos principais, por fim morte.

- Segundo Evento:
Ressurreição, o tempo varia pra cada humano.
A base do cérebro reinicia o que permite andar e se mover, o lóbulo frontal, neocortex, a parte humana não volta.

Sendo assim cheguei a seguinte conclusão, o vírus se trata de um parasita que só é ativado após a mordida de alguém já infectado ou após a morte pra quem não foi mordido ou arranhado.


  • Sintomas da doença em estagio pré-morte:

Após a mordida você passa por vários estágios como uma doença.
 -- Febre
 -- Alucinações
 -- Dor extrema
 -- Morte

Seguindo a linha de raciocínio do Dr. Jenner o vírus que se encontram nos zombies pode se tratar de algo que seja a junção do vírus da raiva com a meningite e se trata de um vírus que precisa de um hospedeiro para sobreviver, sendo nesse caso o ser humano.

Sendo assim como funciona o vírus ao ser ativado no corpo humano?

Vamos usar uma variável como exemplo, X.
X foi mordido por um zumbi em seu braço o vírus em um processo lento começa a se espalhar pelo corpo, seu caminho principal é o cérebro, como podemos ver a primeira coisa que acontece ao levar uma mordida é que o corpo percebe que está sendo atacado e tenta fazer algo, causando assim a febre, em seguida o vírus chega ao cérebro, sendo o local onde em hipótese o vírus procura se hospedar, atacando então o sistema nervoso, onde começa a causar alucinações e dores pelo corpo, chegando por fim a morte do paciente.
No estágio da morte, o vírus ainda esta em funcionamento, e provavelmente é quando ele começar a fazer decisões do que seria necessário pra ele continuar vivendo no corpo humano, sendo assim ele começa a desligar funções do cérebro, mas pra entender isso melhor vamos conhecer um pouco o cérebro:



* Lobo frontal: Parte da frente da cabeça, parte da testa até metade da cabeça.

 -- Responsável pelo planejamento de ações e movimento, assim como no pensamento abstrato (ou seja retenção de informações relevantes para um propósito particular), responsável pela execução de tarefas mais difíceis, como descobrir uma sequência de ações que minimize o numero de manipulações necessárias (ou seja responsável pela parte do pensamento e lógica).
 -- Possui o córtex pré-frontal responsável por:
   --- Pensamento abstrato e criativo;
   --- Fluência do pensamento e da linguagem;
   ---Respostas afetivas e capacidade para ligações emocionais, julgamentos sociais, vontade e determinação para ação e atenção seletiva.

* Lobo Occipital: Se encontra na região da Nuca.

  -- Responsável pelos estímulos visuais.
  -- Possui zonas responsáveis em processar a cor da visão, do movimento, da profundidade, da distancia, etc.

* Lobo temporal: Regiões laterais da cabeça.

  -- Responsável por processar os estímulos auditivos.

* Lobo Parietal: na parte superior central da cabeça.

  -- Função de possibilitar a recepção de sensações como tato e dor, a temperatura do corpo.
  -- Responsável pelos estímulos dos lábios, língua e garganta.
  -- Responsável por nos permitir saber a localização do nosso corpo no espaço e pelo reconhecimento dos objetos através do tato.

* Lobo da Ínsula: Base do cérebro.

  -- Interprete do cérebro, traduz sons, cheiros, ou sabores em emoções e sentimentos, como nojo, desejo, orgulho, arrependimento, culpa ou empatia.

* Neocortex: Região superior da cabeça

  -- Responsável pelo sistema nervoso e sensorial do corpo humano.
  -- Está relacionado ao transtorno obsessivo compulsivo
  -- Capacidade de distinguir pelo cheiro alimento fresco de outro estragado.

* Funções Cerebelo: Base do cérebro

  -- Coordenar movimentos, comandados pelo cérebro, garantido uma perfeita harmonia entre eles.
  -- Faz o tônus muscular, isto é regula o grau de contração do músculo em repouso.
  -- Mantém o equilíbrio do corpo, graças às suas ligações com os canais semicirculares do ouvido interno.

* Funções do Tálamo: Base do Cérebro

  -- Sensibilidade;
  -- Motricidade(Comportamento Social);
  -- Comportamento Emocional;
  -- Ativação do Córtex;
  -- Desempenha algum papel no mecanismo de vigília, ou estado de alerta.

* Funções do Hipotálamo: Base do cérebro

  -- Controle do sistema nervoso autônomo;
  -- Regulação da temperatura corporal;
  -- Regulação do comportamento emocional;
  -- Regulação do sono e da vigília;
  -- Regulação da ingestão de alimentos;
  -- Regulação da ingestão de água;
  -- Regulação da diurese;
  -- Regulação do sistema endócrino;
  -- Geração e regulação de ritmos circadianos.

* Funções Epitálamo:

 -- Comportamento Emocional.

* Mesencéfalo:

  -- Centro dos sentidos de um organismo, regendo a coordenação da visão, audição, olfato, de acordo com referenciais de estímulo, ou seja, percepção de características de um objeto (dimensões e cores), a identificação de um som e odores.

Sendo assim eu classificaria o uso e desuso do cérebro por um zumbi da seguinte maneira:

* Lobo frontal: Completamente morto.
* Lobo Occipital: Completamente morto.
* Lobo temporal: Em uso uma parte.
 - A área auditiva.
* Lobo Parietal: Completamente morto.
* Lobo da Ínsula: Em uso.
 - Completo, no caso de tradução de sabores em emoções e sentimentos seria o desejo por carne.
* Neocortex: Em uso uma parte.
 - Capacidade de distinguir pelo cheiro alimento fresco de outro estragado.
* Cerebelo: Uso completo.
* Tálamo: Completamente morto.
* Hipotálamo: Completamente morto.
* Epitálamo: Completamente morto.
* Mesencéfalo: Uso de determinada função
 - Coordenação da visão, audição, olfato, de acordo com o referencial de estimulo, nesse caso, o som ou odores.

Mas ai você pode perguntar:

No seriado o Dr. Jenner mostra que apenas a base do cérebro é ativada, porque você colocou outras áreas como em uso?

Porque de acordo com o que foi visto nas pesquisas, a paciente só foi monitorada até segundos antes de voltar, não tendo sido estudada as mais diversas reações a “n” situações.

Então tendo em vista tudo que foi visto pelo cérebro a partir do que foi descrito podemos concluir que:

- Os zumbis usam o Lobo temporal para parte auditiva, pois os mesmo reagem ao som.
- O Lobo Ínsula é um dos principais, pois é o que faz interpretações para o cérebro podendo então traduzir sabores em emoções ou sentimentos, explicando então o desejo inacabável por carne.
- O uso do neocortex auxilia em relação a ajudar diferenciar carne morta de carne viva, fazendo com que eles não se alimentem entre si.
- O Cerebelo é o que contem a função mais importante, pois é quem vai permitir que o zumbi ande e faça a contração muscular para continuar andando mesmo após muito tempo parado.
- O mesencéfalo é usado em relação a coordenação dos sentidos com estimulo ao som ou cheiro, sendo assim o que faz eles se locomoverem ao escutarem ou sentir o cheiro de algo.

  •  Dor:


Inexistente já que o sistema nervoso se encontra completamente comprometido.

  • Decomposição



Pois é esse é outro fato extremamente, pois nos leva a perguntar, como um zumbi mesmo morto continua com o estado no qual ele foi morto mesmo depois de meses?

Vamos primeiro entender como funciona a decomposição em uma pessoa normal:

- No instante da morte:
1. O coração para.
2. A pele fica rígida e adquire uma cor acinzentada.
3. Todos os músculos se relaxam.
4. A bexiga e intestinos de esvaziam.
5. A temperatura corporal cai normalmente 0,83ºC por hora a não ser que tenha fatores externos que o impeça. O fígado é o órgão que se mantém quente durante mais tempo, pelo qual se costuma medir sua temperatura para estabelecer o momento da morte.


- Aos 30 minutos:
6. A pele fica meio púrpura e com aspecto ceroso.
7. Os lábios, e as unhas dos dedos empalidecem pela ausência de sangue.
8. O sangue estagna nas partes baixas do corpo, formando uma mancha de cor púrpura escura que é chamada de lividez.
9. As mãos e os pés ficam azulados.
10. Os olhos começam a afundar para o interior do crânio.

Até agora essas coisas acontecem normalmente com os zumbis de TWD.

- Às 4 horas:
11. Começa a aparecer o rigor mortis.
12. O enrijecimento da pele e o estancamento do sangue contínuo.
13. O rigor mortis começa a esticar os músculos durante umas 24 horas, depois das quais o corpo recuperará seu estado relaxado.

Pois bem esse é um dos processos que não acontece, pois se fosse dessa maneira os zumbi não poderiam se mexer devido ao estado de rigor  mortis, que melhor explicando é o enrijecimento do músculo.

- Às 12 horas:
14. O corpo está em estado de rigor mortis total.

Não acontece.

- Às 24 horas:
15. Somente agora o corpo adquire a temperatura do ambiente que lhe rodeia.
16. Nos homens, morrem os espermatozoides.
17. A cabeça e o pescoço adquirem uma cor verde-azulado.
18. Esta mesma cor começa a estender-se ao resto do corpo.
19. Neste momento começa o forte cheiro de carne podre.
20. O rosto da pessoa fica essencialmente irreconhecível.

Acho que o nº 20 não acontece durante as 24 horas para um zumbi devido a uma maior conservação do corpo e maior demora na decomposição.

- Aos 3 dias:
21. Os gases dos tecidos corporais formam grandes bolhas debaixo da pele.
22. A totalidade do corpo começa a inchar e crescer de forma grotesca. Este processo pode acelerar se a vítima encontra-se num ambiente cálido ou na água.
23. Os fluídos começam a gotejar por todos os orifícios corporais.

Acho que nenhum desses pontos acontece nos zumbis de TWD, apenas podemos ver isso no zumbi que foi encontrado dentro do poço, já que carne morta dentro da água se decompõe de  forma muito mais rápida.

- Às 3 semanas:
24. A pele, cabelo e unhas estão tão soltas que podem ser retiradas com facilidade.
25. A pele se racha e arrebenta em múltiplas zonas por causa da pressão dos gases internos.
26. A decomposição continuará até que não fique nada exceto os ossos, o qual pode demorar em torno de um mês em climas quentes e dois meses em climas frios.
27. Os dentes são com frequência o único que fica anos ou séculos depois, já que o esmalte dental é a substância corporal mais dura que existe. A mandíbula é assim mesmo a mais densa, pelo que geralmente também perdura.

Não acontece.

  • De forma geral:



- Zumbis não respiram.
Tenho como hipótese que o cheiro que eles sentem seja algo que o parasita possa controlar ao estar sobre total controle do corpo, como uma espécie de estimulo onde eles reagem apenas ao cheiro de carne fresca.

- Zumbis não possuem digestão.
Todos os órgãos com exceção do cérebro estão mortos, sendo assim, nada é digerido, eles apenas possuem uma “vontade” insaciável por comer carne, e como todo o organismo esta morto, é bem provável que a comida evacue diretamente pelo ânus, ou se acumule no estomago ate uma explosão.
Caso evacue pelo ânus não será como fezes já que eles não digerem, mas se prestarmos atenção já que o organismo esta morto eles não possuem movimentos peristálticos, e as esfíncteres deles independente de ser voluntária ou involuntariamente serão forçadas a evacuar, pois eles não possuem o controle da mesma, a carne é simplesmente empurrada a medida que se come mais.

- Provavelmente o vírus possui algum tipo de alteração no metabolismo das células mortas, mantendo-as vivas por mais tempo de alguma maneira, provavelmente creio que o vírus coloque alguma espécie de “filhas” para controlarem as células do corpo humano, as mantendo vivas por mais tempo, mas o zumbis não vivem para sempre, pois como já presenciamos o grupo do Rick e do Abraham já encontraram um corpo em estado de decomposição final, o que acho que acontece com os zumbi que estão expostos a mais tempo a sol e chuva diariamente, acelerando de certa forma a decomposição, mesmo que lentamente. 

15 comentários

Unknown em 27 de setembro de 2012 às 15:59

Legal, mas acho que a mordida e os arranhões não ativam o parasita. E sim, transmitem uma doença. Doença esta que causa os sintomas (febre, dor, alucinação e demais sintomas), levando o atacado a morte. Depois disso a ressurreição.
O processo de infecção por ataque zumbi é feito pela corrente sanguínea, ou seja, se mordido no braço o atacado poderia arrancar imediatamente o braço em questão e não precisar lidar com a doença (HQ).
É fato que o vírus foi espalhado pelo ar, por isso que uma pessoa já está infectada neste cenário(o grupo de Rick, por exemplo), e quando morre e mantém o cérebro intacto (Shane), retorna como zumbi.
Os corpos estarem em estado de decomposição, é devido ao fato de que o corpo já não é vivo, as células não nascem quando outra morre. Mesmo que se alimente com frequência. Um zumbi que já é zumbi há muito tempo, não conseguirá correr (músculos rígidos e atrofiados), é outro fato que deve ser levado em consideração.
O desejo inacabável por carne, deve-se ao fato de, quando zumbi, poucas coisas se preserva, extinto de sobrevivência (tenho que comer), extinto de companheirismo (não cometer atos canibalescos, caçar em bando) e locomoção.
Fiz algumas observações e coloquei minhas opiniões (com um fundo de estudo também), não quero dizer que estou certo, são apenas devaneios em um cenário fictício (para o qual estou me preparando [mantendo estoque de comida não perecível, estudando rotas de fuga, mantendo o tanque sempre acima de 50% abastecido, entre coisas mais])

Unknown em 27 de setembro de 2012 às 16:13

Concordo em grande parte o que você postou, mas sobre a transmissão como nada se sabe sobre o paciente zero eu preferi arriscar que o vírus também é passado pela mordida e arranhões, pois não necessário que outro vírus seja transmitido para causar a morte do hospedeiro, tendo em vista que o próprio vírus da "zumbificação" poderia causar no hospedeiro ainda vivo a diminuição imunológica deixando vulnerável a qualquer tipo de infecção.

De qualquer forma obrigado pela contribuição, pois ainda não considera essa pesquisa finalizada, ainda estou estudando alguns livros que consegui hoje, e em breve estarei fazendo uma nova postagem . :)

Unknown em 27 de setembro de 2012 às 16:51

Ansioso por novos dados, agradeço pelo post e principalmente por vc não ter ficado nervoso comigo ... na última semana, tive 3 contratempos em blogs por aí, estou, realmente, no aguardo de novas informações ...

Unknown em 27 de setembro de 2012 às 22:46

Nam, fiz o blog no intuito de um debate, aceito bem sejam criticas, sugestões, contando que não partam pra ofensa. xD

Unknown em 13 de outubro de 2012 às 00:34

Eu tava pensando...
Será que o zumbi consome carne pq d alguma maneira esse "vírus" q hospeda o zumbi, consumia os nutrientes da carne do hospedeiro(humano normal), e comer carne fresca é uma maneira do "vírus" encontrar nutrientes q antes ele encontrava no hospedeiro(humano normal), como a carne do hospedeiro(humano normal) esta morta, o vírus faz com q o zumbi se alimente de carne fresca para o vírus poder se nutrir...
Sei que o pensamento tá bem bagunçado, me perdoem, mas é +ou- isso...
VLW!!!

Unknown em 13 de outubro de 2012 às 00:47

Eu tava pensando...
Será que o zumbi consome carne pq d alguma maneira esse "vírus" q hospeda o ser humano, consumia os nutrientes da carne do hospedeiro(humano normal), e o zumbi comer carne fresca é uma maneira do "vírus" encontrar nutrientes q antes ele encontrava no hospedeiro, como a carne do hospedeiro esta morta, o vírus faz com q o zumbi se alimente de carne fresca para o vírus poder se nutrir...
Sei que o pensamento tá bem bagunçado, me perdoem, mas é +ou- isso...
VLW!!!

Unknown em 13 de outubro de 2012 às 00:49

Eu tava pensando...
Será que o zumbi consome carne pq d alguma maneira esse "vírus" q hospeda o ser humano, consumia os nutrientes da carne do hospedeiro(humano normal), e o zumbi comer carne fresca é uma maneira do "vírus" encontrar nutrientes q antes ele encontrava no hospedeiro, como a carne do hospedeiro esta morta, o vírus faz com q o zumbi se alimente de carne fresca para o vírus poder se nutrir...
Sei que o pensamento tá bem bagunçado, me perdoem, mas é +ou- isso...
VLW!!!

joao franco em 13 de outubro de 2012 às 10:24

Legal...
Mas mesmo na ficção eu não consigo engolir que uma legião, ou bilhões de mortos-vivos, continuem ativos por tanto tempo, podres, em decomposição. Mesmo que muita gente não considere que possam ser classificados como zumbis, os infectados de 28 Days Later são mais aceitáveis, não? Um super-vírus da raiva que não mata, mas deixa o cérebro funcionando em stand by! É simplesmente genial, perigoso e condiz com uma luta por sobrevivência de meses, até que os infectados ou começam a se matar ou morrem de fome. Enfim. The Walking Dead é demais, mas mortos-vivos podres não é meio ultrapassado? Só uma opinião. Abraço.

Unknown em 13 de outubro de 2012 às 12:44

Eu acho sim possível até porque não se sabe ainda o motivo de tudo começar, e a cada dia que passa a ciência avança, prefiro algo que seja mais explicável do que algo como os mutante de Residente evil.

hoot em 14 de outubro de 2012 às 02:45

muito interessante a teoria concordo com você em quase tudo, apenas na parte da decomposição dos zumbis, na transmissão do vírus pela mordida e na não digestão da carne. O item 20, acredito eu, não ocorre mas o zumbi de tanto bater a cabeça deixa o rosto irreconhecível. Penso eu que a transmissão do vírus para um corpo que ja tem o vírus não tem tanto impacto na morte, acho que a morte vem das milhares de bactérias na boca de um zumbi. Também nao concordo com a parte onde o zumbi nao digere pois assim os zumbis viveriam, sei lá, 5 meses. Acho que as bactérias contidas na carne(morta e podre) de um zumbi podem oferecer ao virus uma "digestão" da carne gerando energia para manter o corpo e o vírus vivos.

CS Videos em 14 de outubro de 2012 às 02:59

Perfeito seu post. Porém vou acrescentar pontos aqui que geram controvérsias (mesmo em se falando de algo totalmente absurdo e fictício como zumbis):

RESPIRAÇÃO - DIGESTÃO - LOCOMOÇÃO - SANGUE:

Estão intimamente interligados. Vamos ver o porquê:

1 - Locomoção. Conforme dito acima, vimos que o cérebro (parte reativada apenas) possui essa função de locomover o zombie, levando o mesmo a realizar contrações musculares que o fariam andar, correto? Mas o princípio básico da contração muscular, tendo em sua fisiologia, é de termos o coeficiente ENERGIA (e o oxigênio está imbutido nisso aí), onde sem a mesma é impossível realizar a contração e consequentemente MOVIMENTO de DEAMBULAÇÃO do zombie.

2 - Digestão. Se o mesmo não realiza digestão conforme a sua opinião, como o zombie vai adquirir as energias suficientes para realizar a contração muscular? Isso contraria o princípio acima dito por mim (mesmo que aqui se trate de uma ficção). E se o zombie se ALIMENTA, acreditando-se usar da propriedade máxima da sua existência e "sobrevivência" apenas, estes seres se alimentam para sobreviverem, tirando nutrientes da carne ingerida para manter o seu metabolismo ativo (seja lá da maneira que for); e de acordo com a sua conclusão de não-digestão, apenas fazendo alusão ao simples e fútil armazenamento de carne em seu aparelho digestivo "desligado", não faria sentido o zombie se alimentar para "existir", já que ele não faz digestão ele não precisaria de energia para nada, correto? Vimos inclusive na própria série a esposa de Otis alimentando os zombies em seu celeiro para que eles não "morressem" de fome (é engraçado pois eles já estão mortos, como iriam morrer de novo?), julgando a confirmação da necessidade de alimentação - nutrição - sobrevivência dos zombies.

3 - Respiração. Este aspecto justifica os 2 acima: se o zombie não respira, como ele mantém ativa a contração muscular, a qual depende diretamente do fator RESPIRAÇÃO - OXIGÊNIO - ALIMENTO? É meio "bizarro" afirmar isto, mesmo que se trate de uma ficção. E vimos que eles tem "voz", na verdade um grunhido, som propelido como se um animal fosse, agindo de extindo, só não falam nada devido a área do cérebro responsável pela memória, aprendizado e etc está desativada e morta. Mas até para propelir sons primitivos pela "corda vocal morta" terá que ter um fluxo de ar entrando e saindo pelas mesmas, certo?

4 - Circulação sanguínea (este acrescentei por fazer parte da lógica fictícia que aqui falamos). Vemos em vários episódios que os zombies ainda possuem SANGUE NÃO-COAGULADO, só ver os tiros e mutilações que percebemos isto. Quando o corpo humano morre, é iniciado progressivamente o processo de coagulação dos mesmos nos vasos sanguíneos do corpo, e já que os zumbis não estão mais "vivos", seria o certo de eles não terem mais sangue circulante ou não coagulado, certo? Levando-se em consideração que "parece" ainda ter algum tipo de circulação presente, mesmo que em fluxo super-reduzido, o sangue não é coagulado (acredito que o metabolismo dos zombies seja extremamente lento também), podemos chegar a uma PROVÁVEL tese de que o sangue existe ainda não coagulado pois o mesmo serve de alguma forma para nutrir as células não-mortas do organismo do zombie, como tecido muscular e as áreas cerebrais não-mortas (ainda funcionais). Daí completamos essa tese de RESPIRAÇÃO - NUTRIÇÃO - LOCOMOÇÃO, justificando o aspecto básico do zombie: alimentar-se para sobreviver.

EU concluiria, que por mais absurdo que fosse (é absurdo pois falamos de algo fictício) que:
- Os zombies RESPIRAM (talvez de forma mais lenta e imperceptível);
- Os zombies REALIZAM DIGESTÃO (talvez de forma bem lenta);
- Os zombies não estão totalmente em decomposição ou estão com esse processo extremamente desacelerado.

Desculpe se viajei, mas essa história de zombie já pura viajem não é mesmo?

Abraços e mais uma vez parabéns pela sua teoria.

Unknown em 14 de outubro de 2012 às 10:32

Essa minha pesquisa foi algo bem básico que fiz, mas eu estou com 2 livros lendo, e pretendo melhorar a mesma, se não me engano o próprio Kirkman disse que os Zumbis não fazem digestão, e tendo em hipótese que esse vírus seja uma mutação, porque não dizer que ele controla os quesitos de aquisição de energia e respiração por conta própria?
Sobre circulação, sem condições de acontecer, se fosse assim a nossa primeira amiga zumbi do seriado Hanna, não conseguiria nem se arrastar tendo em vista que metade do seu corpo foi embora, e também o fato digerir, já que do seu adomem pra baixo foi tudo dilacerado.

Agradeço a todos que gostaram da minha pesquisa, em breve estarei respostando com mais dados importantes. ^^

Anônimo em 15 de outubro de 2012 às 09:37

Acredito que seja uma infecção viral. Diferente de Resident Evil o vírus só contamine humanos (em resident evil o vírus T contamina todos os domínios). Como o grupo já esta contaminado o agente etiológico esta presente no ar, ou ainda na agua. Enquanto o humano contaminado esta vivo o vírus não se manifesta totalmente permanecendo no interior celular do hospedeiro. Após a morte por falta de nutrientes o vírus deve começar a replicar-se. Depois disso, reativa parte do sistema nervoso do hospedeiro. Caracterizando o ímpeto por carne e a locomoção (Zumbi).
Vale ressaltar que o vírus comporta-se como o da AIDS (que controla ao seu favor o sistema imunológico do humano infectado). No caso do vírus de TWD ele controla apos a morte o sistema nervoso, pelo menos a parte reativada.

Isa em 15 de outubro de 2012 às 10:48

Bom, também gosto de expor minhas teorias... Já que se trata de ficção, minhas teorias são ficções tbm, nada de concreto!
Penso que o vírus/parasita está no ar ou água, por isso todos estão contaminados. As pessoas morrem com a mordida ou arranhão devido a grande quantidade de vírus que entram rapidamente na corrente sanguínea, causando grande febre e dor.
Quando a pessoa já virou um zumbi, acredito que não respiram e nem fazem digestão. Isso se confirma com os zumbis totalmente debilitados, que é o caso dos decepados que continuam vivos, e o caso da Hanna, como já foi citado. Eles continuam com fome, e com vontade de carne. Mas acredito que essa fome se deve ao fato de o vírus despertar os instintos mais primitivos do ser humano, pois como conta na série, é nessa parte do cérebro que o vírus se instala. Mas não que o vírus precise se nutrir desse alimento.
Quanto à decomposição, eles estão se decompondo sim. Uns zumbis correm mais, outros menos, uns escutam e enxergam melhor, outros não... E isso devido a situação do corpo. Acredito que conforme os meses e anos forem passando, os zumbis mais velhos passaram a morrer por causa do corpo totalmente decomposto. Claro que o vírus faz com que a decomposição seja lenta.
Tá, mas se eles estão em decomposição, não utilizam do alimento e oxigênio como energia, como esses feiosos andam e comem? Acredito que o vírus ou parasita não está só no cérebro, e sim faz outras ligações no corpo da pessoa, fazendo um sistema nervoso próprio, religando o que estava morto, como músculos, medula e etc. O vírus pode se alimentar dos gases da composição, o que seria o motivo de se ativar nos mortos.

₣µ†µяเร†เ¢ Đяэลм em 21 de março de 2013 às 17:07

olá... meu nome é Marcel e vou expor uma parada referente a ideia dos posts que defendem a teoria de que o metabolismo dos zumbis é lento e que eles respiram...
acho válida essa teoria sim, e o argumento apresentado como o da zumbi dilacerada do início da série (cortada ao meio - ela tinha o sistema digestivo comprometido, por isso não executava a digestão - ela estava dilacerada, era pra sangrar obviamente)... bom, realmente ela não tinha mais aparelho digestivo e provavelmente o sangue no corpo dela era quase que inexistente, mas alguém pensou na hipótese daquele zumbi estar em estado terminal, sendo assim, se o Rick não fizesse o favor de atirar na cabeça dela, ela provavelmente morreria justamente pela auxesia de sangue (oxigenio, energia coisa e tal) e de aparelho digestivo? As pessoas não sabia ao certo oq estava acontecendo e o mundo estava caótico. Provavelmente alguém passou de carro em cima dela e fez aquele estrago. Porém, na terceira temporada, aquelas cabeças guardadas pelo governador ainda estavam vivas (eram apenas cabeças, sem sistema respiratório, circulatório ou digestivo). Isso acaba derrubando de vez a teoria da respiração, digestão e tal... Bom, não sei em relação ao HQ, mas a série ainda não deixou implícito o fato de se tratar realmente de um vírus. O próprio doutor fulano de tal (não lembro o nome dele) disse que ngm sabe ao certo oq é... Sendo assim, minha teoria primária é q se trata de uma parada sobrenatural mesmo, referente ao apocalipse...

''E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.''( Apocalipse 9:6)

Desde já um forte abraço a todos!!!