Lobisomens: Mito ou Verdade?



Lycans


Super conhecido e dono de muitas lendas, tem origem em tradições europeias, que dizem que um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.
Essas lendas antigas encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão- o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo.


O Lobisomem é figurinha conhecida por todos os continentes e possui vários nomes como: Licantropo dos gregos, Versipélio dos romanos, o Volkodlák dos eslavos, o Werewolf ou Dracopyre dos saxões, o Wahrwolf dos alemães, o Óboroten dos russos, o Hamtammr dos nórdicos, o Loup-garou dos franceses, o arbac-apuhc da Península Ibérica, o Lobisomem dos brasileiros e da América Central e do Sul, com suas modificações fáceis de Lubiszon, Lobisomem, Lubishome.
Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.
No Brasil
Dizem que os licantropos na forma humana possuem comportamentos bizzaros, como mudança de comportamento, misteriosa e quase sempre com olhos cansados(olheira), na forma humana é uma pessoa muito atenta as outras, sempre desconfiando de tudo como por exemplo, tem muito medo de ser descoberta a humanidade que é uma aberração, porém é muito protetora em forma humana.
Em algumas regiões, o Lobisomem se transforma à meia noite de sexta-feira, em uma encruzilhada. Como o nome diz, é metade lobo, metade homem. Depois de transformado, sai à noite procurando sangue, matando ferozmente tudo que se move. Antes do amanhecer, ele procura a mesma encruzilhada para voltar a ser homem.
Em algumas localidades diz-se que eles têm preferência por bebês não batizados. O que faz com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível.
No interior do estado de Rondônia, o lobisomem após se transformar, tem de atravessar correndo sete cemitérios até o amanhecer para voltar a ser humano. Caso contrário ficará em forma de besta até a morte. O escritor brasileiro João Simões Lopes Neto escreveu assim sobre o lobisomem: “Diziam que eram homens que havendo tido relações impuras com as suas comadres, emagreciam; todas as sextas-feiras, alta noite, saíam de suas casas transformados em cachorro ou em porco, e mordiam as pessoas que a tais desoras encontravam; estas, por sua vez, ficavam sujeitas a transformarem-se em Lobisomens…”
Há também quem diga que um oitavo filho que tem sete irmãs mais velhas se torna lobisomem ao completar treze anos. Também dizem que o sétimo filho de um sétimo filho se tornará um lobisomem.
A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, algumas pessoas dizem que além da prata o fogo também mata um lobisomem. Outras acreditam que eles se transformam totalmente em lobos e não metade lobo metade homem.
Algumas lendas também dizem que se um ser humano for mordido por um lobisomem, e não o encontrar a cura até a 12ª badalada desse mesmo dia, ficará lobisomem para toda a eternidade.
                                           Vampiros x Lobisomens: Inimigos eternos



Que vampiros e lobisomens são inimigos, isso todos sabem, mas o porque de tudo isso, você sabe? Existem várias explicações na verdade, uma delas é a máldição do Sol e da Lua, citada em Vampire Diaries. 

A Maldição do Sol e da Lua, . Um grande xamã fundido há 600 anos amaldiçoou os vampiros e lobisomens que estavam em constante batalha. Desde então, os lobisomens só podem se transformar sobre uma lua cheia e os vampiros estão enfraquecidos pelo sol, fazendo com que os funcionários da lua lobisomens e vampiros escravos para o sol. Acredita-se ser os das magias mais poderosas no elenco da série The Vampire Diaries, em que vincula todos os vampiros e lobisomens, que nunca vai ser feito ou Nascido a lei da magia.

 Dilúvio que ocorreu para destruir a humanidade não afetou a casta dos vampiros. Eles sobreviveram à catástrofe arquitetada pelos anjos para acabar com a humanidade.
Isso fez com que os anjos vissem potenciais inimigos na guerra que estaria por vir, pois esses vampiros já estavam condenados pela maldição, o Sheol já era destino certo a essas criaturas e Lúcifer já os estava esperando. O poder dos vampiros estava se tornando extremamente forte e perigoso para as pretensões celestiais.
Logo após o Dilúvio, Noé amaldiçoou o seu filho Cão, por vê-lo nu, envergonhado Cão saiu da presença de seu pai. Infligido pela maldição do patriarca Cão foi procurado por um individuo que lhe prometera recompensas eternas. Cão já sem esperanças e deprimido aceitou o pacto, e selou o seu destino.
O indivíduo em questão era um anjo, que desejava controlar a proliferação dos vampiros na Terra. O tal anjo concedeu poderes a Cão e a sua descendência para perseguir e matar os vampiros. Os descendentes de Cão se tornaram inimigos naturais dos vampiros, dizem que foi assim quem surgiram os lobisomens.

Alguns filmes modinhas apresentam essa imagem do lobisomem:


Outros são mais realistas:


Qual vocês preferem?





1 comentário

Unknown em 30 de setembro de 2012 às 23:29

Obviamente não devemos levar em consideração os lobisomens do filme crepúsculo, se é que se pode chamar aquilo de Lobisomem, mas devemos ver também que existem as mais variadas e diversas formas de Lobisomem, como se fosse divididos em espécie.